ARTIGO DE OPINIÃO - VIOLÊNCIA
Menor participa de 1% dos homicídios em SP
Levantamento da Secretaria de Segurança surpreende tanto defensores como contrários à redução da maioridade penal.
Estatística inédita revela que é pequena a participação de menores de 18 anos na autoria de crimes graves em São Paulo.
Eles são responsáveis por cerca de 1% dos homicídios dolosos (com intenção de matar) em todo o estado. Eles também estão envolvidos em 1,5% do total de roubos, maior motivo de internação na Febem – e 2,6% dos latrocínios (roubo com a morte da vítima). De acordo com o IBGE essa faixa etária representa 36% da população.
Os dados calculados com base em ocorrências em que foi possível identificar se o criminoso era menor ou não, surpreenderam tanto defensores como contrários à redução da maioridade penal.
Pesquisa feita em dezembro pelo Data Folha indicou que 84% da população defende a redução da maioridade penal.
“Esse números derrubam o mito da periculosidade dos jovens e mostram que a redução da maioridade penal vai ter um impacto muito pequeno e ineficaz”, afirmou o sociólogo e doutor em ciência política Túlio Kahn, coordenador-executivo do CAP (coordenadoria de análise e planejamento)
.“Essas imagens enviesadas, de que o jovem está envolvido com crimes graves, podem sustentar políticas públicas e leis que não atacam a raiz do problema e que podem até piorar a situação”, disse o coordenador.
A participação dos adolescente só ultrapassa a faixa dos 10% nos crimes de tráfico de drogas (12,8%) e porte ilegal de armas (14,8%), segundo o CAP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário