sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO I

 ARTIGO DE OPINIÃO FEITO NO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A presença de crianças com deficiência na escola é uma realidade.
Podem estar em risco de exclusão ou segregação social, devido á sua diferença, e este risco pode perpetuar-se no tempo ao longo da sua vida. Realidade que coloca desafios cada vez maiores à prática pedagógica, à famílias e aos outros técnicos que intervêm no processo educativo.
A inclusão escolar tem provocado polêmica, deverá alterar radicalmente a educação de crianças e jovens com necessidade educacionais especiais, inseridos nas classes regulares, centralizando-se numa concepção de educação de qualidade para todos, no respeito à diversidade do educando.
No entanto o fato desses alunos estarem no mesmo ambiente com os demais não quer dizer que estejam incluídos, realmente no contexto escolar.
Teremos que dar importância a preparação de profissionais e educadores, para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças, com ou sem deficiências.
Esperando-se uma ação mais ativa quanto à integração escola-comunidade, especialmente família-escola, cuidando da inclusão tanto junto aos pais das crianças a seres incluídas quanto aos das outras crianças.
Portanto, pode-se perceber que são necessárias mudanças profundas no sistema educacional vigente, a fim de garantir o cumprimento primeiro dos objetivos da inclusão, ressaltando sobre a necessidade das escolas tornarem-se comunidades acolhedoras, sendo que o primeiro passo desse processo seria o desenvolvimento de uma cultura escolar baseada no reconhecimento, na valorização e no respeito a todos os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário